The Folio Society traz uma nova impressão: The Bayeux Tapestry.

Em 1066 a famosa Batalha de Hastings foi travada entre o exército normando de William II e o exército inglês de Harold II. O resultado? Os normandos venceram, e apesar de sofrerem uma grande resistência da população inglesa, em 1075 acabaram por fim assegurando o trono.

Tamanha batalha não podia deixar de ser ignorada, e um bordado de 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura foi produzido por volta de 1070. Apesar de tamanho trabalho, não se sabe ao certo quem o encomendou ou mesmo onde foi produzido. A primeira referência que se tem dele data de 1476 em um inventário da Catedral de Bayeux. Hoje em dia a original se encontra em Bayeux, França.

1280px-bayeuxtapestryscene52

Muitos não tem a chance de ver de perto o belo bordado. Pela primeira vez, uma impressão contínua e bem detalhada dele será produzida. The Folio Society, grupo conhecido por suas belas edições dos mais diversos livros, disponibilizou 480 cópias para venda. Com 60% de seu tamanho original, a impressão tem 43 metros de comprimento. Por serem contínuas, uma caixa de rolagem para passar as cenas acompanha cada uma das cópias vendidas, e seu uso é manual.

No vídeo que acompanha a página do produto, Joe Whitlock Blundell mostra uma seção do belo tapete e conta um pouco da história contida nele: clique aqui.

É sempre inspirador ver o cuidado e o carinho da Folio Society com a produção de seus livros, e ter acesso a um artefato tão importante como o Bayeux Tapestry diminui a distância entre passado e presente.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s