No escuro da noite

Um dos meus gêneros literários favoritos é terror. O frio que sobe pela espinha, a sensação de estar sendo observada por alguém do canto escuro da sala, a percepção de barulhos estranhos… Um bom livro com histórias sombrias é capaz de fazer com que a pessoa mais segura sinta-se ameaçada pela própria mente.

Ao contrário de muitos gêneros, o terror sempre teve uma presença marcante no mercado literário. Mesmo em épocas em que livros de auto-ajuda e romances parecem tomar conta das prateleiras, sempre há pelo menos alguns livros esperando para colocar uma sombra na vida iluminada dos leitores. O cinema também ajuda – a quantidade de filmes de terror e remakes que têm sido produzidos fizeram com que a demanda por esses livros também crescesse. Até mesmo editoras passaram a se especializar nesse campo, como é o caso da Editora DarkSide, que se dedica somente ao terror e à fantasia.

Com toda essa atenção, é de se esperar que o gênero seja bem abrangente. A maioria dos estudiosos considera o livro O Castelo de Otranto (1765) – escrito por Horace Walpole – o marco do nascimento do gênero gótico, que mais tarde viria a se desenvolver e se tornar o que hoje é tido como “terror”. É claro que anterior a ele muitos já haviam escrito sobre o sobrenatural e o desconhecido, mas foi esse o livro que causou um verdadeiro impacto na escrita. Após ele, muitos outros escritores abraçaram o sombrio e trouxeram para a luz do dia os medos escondidos no subconsciente do leitor.

Edgar Allan Poe, Mary Shelley, H. P. Lovecraft, e Stephen King são nomes consagrados no meio, mas há muitos outros autores que também tem a habilidade de quebrar as paredes da realidade que nos mantém seguros. Com a produção cada vez mais alta de livros – isso sem contar com os autores independentes – fica um pouco difícil acompanhar os lançamentos de novas histórias.

Apesar de gostar muito de ler livros e contos desse meio, confesso que tenho estado um pouco atrasada; o último livro que li foi ano passado. Porém teve uma época em que a única coisa que me interessava era sentir a adrenalina que só mesmo o medo causava em meu peito, o que me rendeu uma boa quantidade de livros e coletâneas. Levando isso conta, resolvi montar uma lista com as minhas 6 histórias favoritas, sem ordem específica, para aqueles que talvez não conheçam ou simplesmente queiram ler algo diferente:

  1. O Papel de Parede Amarelo, Charlotte Perkins Gilman
    Talvez um dos meus contos favoritos, até hoje fico angustiada com a incerteza do que é real e do que é ilusão. Um relato em primeira pessoa, acompanhamos uma mulher que se muda para uma mansão antiga e começa a perceber estranhas ocorrências em relação ao papel de parede do seu quarto. Como somente temos o ponto de vista da narradora – que é incrivelmente instável – fica difícil dizer o que realmente está acontecendo. Rápido, atraente e estranho: uma ótima leitura para noites silenciosas.
    .
  2. O Cartão Misterioso, Clevenland Moffett
    Também um conto, essa é a história de Richard Burwell, um homem que perde tudo ao receber de uma mulher um cartão que não consegue ler. Por outro lado, todos os outros conseguem, e o que lêem os leva a abandonar Burwell. Infelizmente o leitor acompanha Richard: em momento algum nos é revelado o que está escrito no cartão, o que leva a um constante desespero junto com o personagem. Há um segundo conto que explica esse mistério, mas a verdadeira graça é ficar na ignorância e imaginar o que poderia estar escrito em tal cartão…
    .
  3. Nosferatu (NOS4A2), Joe Hill
    O Natal está chegando, e com ele um Rolls-Royce preto pronto para sequestrar crianças e leva-las para um parque de diversões chamado A Terra do Natal. O que tem de terror nisso além do nome? Sequestros, assassinatos, perversidade e imagens sinistras enchem as páginas, transformando o que parece um simples conto sobre um moderno Papai Noel em uma viagem ao mais profundo mundo vampiresco. Atenção: não estrague seu Natal. Leia o livro bem antes.
    .
  4. I Remember You, Yrsa Sigurdardottir
    Eu sempre achei a maioria das histórias com fantasmas um pouco bobas. Talvez porque sua presença normalmente soe um pouco falha ou até muito exagerada, eu raramente me vejo interessada por esse tipo de livro. No entanto, tudo muda quando você se encontra em uma vila isolada nos fiordes islandeses, onde o mundo em si parece estar morto. Ao ler a intrincada história sobre como três amigos renovando uma casa e um doutor que investiga um suicídio acabam se encontrando com um outro ser, meu coração parecia esfriar junto com a neve que começa a cair no livro. A habilidade da autora de descrever o lugar desolado onde se encontram é um dos pontos fortes da história, tirando qualquer chance de fuga do leitor.
    .
  5. O Rei de Amarelo, Robert W. Chambers
    O livro em questão é uma coletânea de dez contos centrados na obra fictícia O Rei de Amarelo. Trabalhando com o que muitos chamam de “terror cósmico”, cada conto tem uma conexão perturbadora com o real, o que aumenta o desconforto do leitor. Gosta dos contos de Lovecraft ou da série True Detective? Então recomendo fortemente esse livro!
    .
  6. ‘Salem’s Lot, Stephen King
    Quem me conhece sabe que eu não sou fã dos livros de Stephen King. Sim, ele é um dos grandes nomes do gênero e já vendeu inúmeros livros, mas sempre achei que algo falta nas coisas que ele escreve. Eu já estava para desistir de ler qualquer coisa por ele que não fossem contos quando me indicaram ‘Salem’s Lot. Esse livro é deliciosamente assustador, e talvez o único dele que tenha me deixado genuinamente assustada. Ben Mears retorna para a pequena Jerusalem’s Lot para escrever seu novo livro. Após dois meninos irem para a floresta e somente um conseguir voltar, Mears percebe que talvez algo muito mais sombrio esteja acontecendo na cidade. O que cerca Jerusalem’s Lot? Leia e descubra!
    .

Tem muitos outros contos que eu gostaria de ter incluído na lista, principalmente alguns escritos pelo Poe. Porém tentei colocar aqueles que talvez poucas pessoas já tenham lido, na tentativa de trazer algo novo. Espero que se interessem por algum!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s